Homem morre após árvore cair sobre ele durante vendaval no Oeste de SC; outros estragos foram registrados
09/05/2025
(Foto: Reprodução) Fortes rajadas de vento também derrubaram uma parede de um ginásio escolar e seis crianças foram atingidas por detritos em Mondaí. Outro homem foi atingido por árvore e teve ferimentos leves. Muro de ginásio desabou e árvore caiu sobre homem durante temporal no Oeste de SC
Divulgação
Um temporal causou estragos como destelhamentos e quedas de árvores e muros no Oeste de Santa Catarina na tarde desta sexta-feira (9). Pelo menos dois homens foram atingidos por árvores - um deles morreu, segundo o Corpo de Bombeiros.
De acordo com a Defesa Civil do estado, a passagem de uma frente fria favorece o desenvolvimento de vendavais, raios e queda de granizo na região. As condições para temporais diminuem ao longo da madrugada de sábado (10), (veja mais abaixo).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A morte ocorreu em Palmitos, a cerca de 617 quilômetros de Florianópolis, durante um vendaval, de acordo com os bombeiros. A identidade da vítima não havia sido divulgada até a última atualização da reportagem.
Segundo os bombeiros, ainda há vários pontos de queda de árvores ao longo da BR-282 no Oeste catarinense. Na altura da entrada da linha São Paulo, a rodovia ficou completamente interditada.
Queda em ginásio
Uma forte rajada de vento também derrubou uma parede de um ginásio escolar e seis crianças que estavam na aula de educação física foram atingidas por detritos em Mondaí. Elas tiveram escoriações leves nas pernas e braços.
De acordo com os socorristas, acionados às 14h09, as crianças já tinham sido abrigadas em um local seguro quando a equipe chegou no local. O caso ocorreu na Escola Gessy Spier Averbeck.
As crianças foram avaliadas e por precaução, conduzidas ao hospital de Mondaí para avaliação médica. Em nota, a prefeitura informou que iniciou a avaliação técnica da estrutura e "tomará todas as medidas necessárias para a correção do problema".
Destelhamentos
Já em Caibi, também no Oeste, destelhamentos foram registrados na Linha Beira Rio. Um homem também foi atingido por uma árvore no município. Segundo a Defesa Civil municipal, ele foi encaminhado ao hospital para avaliação, sem ferimentos graves.
Previsão
Segundo a Defesa Civil estadual, a passagem de uma frente fria por Santa Catarina volta a deixar a atmosfera instável, favorecendo o desenvolvimento de temporais acompanhados de vendavais, raios e queda de granizo, especialmente no Oeste, nesta sexta-feira.
Ao longo da madrugada de sábado (10), as condições para temporais diminuem. No entanto, ainda pode chover de forma intermitente e com intensidade moderada no Planalto Norte e no Litoral Norte.
Ao longo do dia, o tempo volta a ficar firme em todas as regiões e, à tarde, as rajadas de vento sul se intensificam no litoral, com valores de até 50 km/h.
Entre a noite de sábado e a madrugada de domingo (11), as temperaturas diminuem, especialmente entre os planaltos e as regiões serranas da Grande Florianópolis. Há condições para formação de geada nas primeiras horas da manhã.
No domingo, o tempo firme predomina e as temperaturas permanecem amenas. As rajadas de vento de até 50 km/h ainda podem ocorrer na Grande Florianópolis e no Litoral Sul, principalmente durante a tarde. O mar fica pouco agitado no Litoral Sul, com ondas de até 2,0 metros.
Devido à circulação marítima, o tempo volta a ficar instável na segunda-feira (12) nas áreas litorâneas, com previsão de chuva fraca e intermitente ao longo do dia. Nas demais regiões, o dia será marcado por sol entre poucas nuvens e não chove.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias